Os jornais televisivos aparecem como
recursos importante no trabalho da linguagem oral, por vários motivos: imitam a
realidade, colocam o aluno no centro da cena de comunicação, oportunizam o
contato com uma variedade de tipos de textos, abrigam atividades que envolvem
planejamento, pesquisa, trabalhos em grupos, divisão de tarefas e valorização
de resultados, possibilitam uma análise da língua, gerada a partir da
observação e comparação entre a forma oral e a escrita.
Professoras: Marilda e Georgia
Objetivo:
- Desenvolver a linguagem oral e a
desenvoltura, apropriando-se dos seus recursos característicos: gestual, entonação
e tom de voz, postura corporal.
- Estabelecer uma análise comparativa
entre a forma oral e a escrita da língua.
- Interagir com os colegas para a produção de
trabalhos em grupos.
Sites para acesso:
Atividades:
1ª etapa
a) Eles deverão formar grupos de quatro,
eleger os apresentadores, escolher a matéria a ser apresentada: notícias locais
e internacionais sobre o “Meio Ambiente”.
b) Pesquisar na Internet matérias para
que possam criar os textos das notícias.
c) A professora pedirá aos alunos que,
como tarefa de casa, assistam a um jornal televisivo de sua preferência,
observando: o assunto, o horário, a duração aproximada, o modo como o
jornalista o apresenta: gestual, entonação de voz, postura corporal, vestuário.
d) A matéria a ser apresentada deverá
ser escrita e entregue à professora para ser corrigida e passada a limpo de
maneira organizada e caprichada.
e) Os apresentadores, por sua vez,
deverão ensaiar os gestos, o tom de voz, o texto, auxiliados pelos demais
elementos do grupo.
2ª etapa
a) A professora promoverá uma discussão
oral, levando os alunos a estabelecerem comparações entre o jornal falado e o
escrito, deixando as opiniões fluírem livremente.
b) Os alunos definirão os resumos das notícias
que cada equipe irá apresentar.
c) Os alunos escolhidos para apresentar
o Jornal serão filmados pela professora de Informática.
3ª etapa
a) Após a gravação de cada equipe, os
alunos montaram um vídeo com uma introdução e fechamento no Editor de Vídeos.
b) A professora combinará com seus alunos a
apresentação do Jornal Televisivo.
c) A professora deverá separar algumas
aulas para a preparação dos vídeos que irão ao ar.
4ª etapa
a)
No dia e local combinados, a professora fará a abertura solene do
jornal já nomeado pelos alunos, dando-lhe um toque de realidade e imprimindo
seriedade ao trabalho.
Recursos Complementares
Bibliografia:
* Aprendendo a Ler com o Jornal e 100 Fichas
Práticas para Explorar o Jornal na Sala de Aula, Nicole Herr.
* Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo,
Graça Caldas.
* Para Ler e Fazer o Jornal na Sala de
Aula, Maria Alice Faria e Juvenal Zanchetta Jr.
* Parâmetros Curriculares Nacionais.
Avaliação
Durante todo o desenvolvimento do projeto
do Jornal Televisivo, a professora auxiliará seus alunos, observando se:
·
Estão aprendendo a se apresentar em público, vencendo os limites da
timidez;
·
Utilizam os recursos próprios da modalidade oral da língua;
·
Entendem as diferenças entre as modalidades oral e escrita da língua;
·
Trabalham cooperativamente em grupos;
·
Demonstram interesse pela atividade;
·
Liberam sua imaginação em trabalhos criativos.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12879
0 Response to "Projeto: Jornal Televisivo - 5º Ano 01"
Postar um comentário