Projeto: Jornal Televisivo - 5º Ano 01


Os jornais televisivos aparecem como recursos importante no trabalho da linguagem oral, por vários motivos: imitam a realidade, colocam o aluno no centro da cena de comunicação, oportunizam o contato com uma variedade de tipos de textos, abrigam atividades que envolvem planejamento, pesquisa, trabalhos em grupos, divisão de tarefas e valorização de resultados, possibilitam uma análise da língua, gerada a partir da observação e comparação entre a forma oral e a escrita.

Professoras: Marilda e Georgia


Objetivo:
- Desenvolver a linguagem oral e a desenvoltura, apropriando-se dos seus recursos característicos: gestual, entonação e tom de voz, postura corporal.
-  Estabelecer uma análise comparativa entre a forma oral e a escrita da língua.
-  Interagir com os colegas para a produção de trabalhos em grupos.

Sites para acesso:
Duração das atividades: 6 aulas

Atividades:

1ª etapa
a)    Eles deverão formar grupos de quatro, eleger os apresentadores, escolher a matéria a ser apresentada: notícias locais e internacionais sobre o “Meio Ambiente”.
b)    Pesquisar na Internet matérias para que possam criar os textos das notícias.
c)    A professora pedirá aos alunos que, como tarefa de casa, assistam a um jornal televisivo de sua preferência, observando: o assunto, o horário, a duração aproximada, o modo como o jornalista o apresenta: gestual, entonação de voz, postura corporal, vestuário.
d)    A matéria a ser apresentada deverá ser escrita e entregue à professora para ser corrigida e passada a limpo de maneira organizada e caprichada.
e)    Os apresentadores, por sua vez, deverão ensaiar os gestos, o tom de voz, o texto, auxiliados  pelos demais elementos do grupo.
2ª etapa
a)    A professora promoverá uma discussão oral, levando os alunos a estabelecerem comparações entre o jornal falado e o escrito, deixando as opiniões fluírem livremente.
b)    Os alunos definirão os resumos das notícias que cada equipe irá apresentar.
c)    Os alunos escolhidos para apresentar o Jornal serão filmados pela professora de Informática.
3ª etapa
a)    Após a gravação de cada equipe, os alunos montaram um vídeo com uma introdução e fechamento no Editor de Vídeos.
b)    A  professora combinará com seus alunos a apresentação do Jornal Televisivo.
c)    A professora deverá separar algumas aulas para a preparação dos vídeos que irão ao ar.  
4ª etapa
a)    No dia e local combinados, a professora fará a abertura solene do jornal já nomeado pelos alunos, dando-lhe um toque de realidade e imprimindo seriedade ao trabalho.
Recursos Complementares
Bibliografia:
     * Aprendendo a Ler com o Jornal e 100 Fichas Práticas para Explorar o Jornal na Sala de Aula, Nicole Herr.
     * Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo, Graça Caldas.
     * Para Ler e Fazer o Jornal na Sala de Aula, Maria Alice Faria e Juvenal Zanchetta Jr.
     * Parâmetros Curriculares Nacionais.
Avaliação
      Durante todo o desenvolvimento do projeto do Jornal Televisivo, a professora auxiliará seus alunos, observando se:
·         Estão aprendendo a se apresentar em público, vencendo os limites da timidez;
·         Utilizam os recursos próprios da modalidade oral da língua;
·         Entendem as diferenças entre as modalidades oral e escrita da língua;
·         Trabalham cooperativamente em grupos;
·         Demonstram interesse pela atividade;
·         Liberam sua imaginação em trabalhos criativos.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12879

0 Response to "Projeto: Jornal Televisivo - 5º Ano 01"

Postar um comentário